Verificando UpTime do sistema [Manual]

Verificando UpTime do sistema.

Bem vindos ao Blog DomínioTXT.


DominioTXT - Windows
Algo que é de extrema importância para o setor de Tecnologia da Informação é ter sempre o controle de todos os horários das estações, dando ênfase aos que se tem agendado um serviço especifico. Hoje em virtude das políticas de auto sustentabilidade e até mesmo para prevenir danos aos equipamentos, é comum que em muitas empresas seja solicitado aos usuários que se desligue o equipamento no final da expediente diária ou semanal. Em alguns casos específicos o processo de desativar a estação entre um período de trabalho e outro é necessário devido a algumas rotinas que dependem deste processo para serem concluídas, tais como atualizações de sistema.

Mas como verificar se este processo foi efetuado corretamente, e se foi executado?
Nos sistemas Operacionais Linux podemos verificar esta opção abrindo o o terminal e por meio do comando “top” onde é exibido os processos em execução do sistema, podemos observar que na primeira linha o texto “Up” informa quanto tempo a estação esta no ar. No Windows esta opção foi incorporada ao gerenciador de tarefas das versões lançadas entre 2005 e 2008.

Mas e nas demais distribuições da Microsoft?

Este manual vai te ensinar como verificar quanto tempo as estações de trabalho estão no ar.Como este manual se aplica aos sistemas operacionais Microsoft, abra seu Command e digite uma das seguintes opções abaixo.

Opção 1.:
#net statistics server > C:\Relatorio.txt
Opção 2.:
#net stats srv > C:\Relatorio.txt

Ambos os comandos retornam uma serie de informações referente a placa de rede, incluindo o horário em que a mesma foi iniciada. Neste relatório que foi impresso, deve-se procurar pela linha “Statistics since” que é a informação correspondente ao período em que a mesma esta em funcionamento a partir do ultimo processo de reinicialização.
Outro método é utilizar o comando “systeminfo” que imprime um relatório que é um tanto quanto extenso mas que apresenta claramente a informação “System Up Time”.

#Systeminfo > C:\Relatorio.txt
Com os comando demonstrados conseguimos verificar o período de atividade das distribuições Microsoft Windows 2000, XP, Vista e W.7 e também no Server 2003, 2008.

OBS.: Tivemos alguns problemas com o comando “systeminfo” em algumas distribuições anteriores ao Windows 2000 e W. 8x. 

OBS.: A inserção do complemento “> C:\Relatorio.txt” é utilizada para criar um documento com a saída do comando executado, o que possibilita a analise do mesmo posteriormente, não sendo necessário em ambos os exemplos.


A todos o meu singelo agradecimento.


Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.

Fonte: Support Microsoft
Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica