Padrão Cabeamento de Rede [Informação]

Padrão Cabeamento de Rede.

Bem vindos ao Blog DomínioTXT.  



DominioTXT Cabos de Rede
Hoje em dia é impossível se falar em tecnologia e não comentar absolutamente nada referente as tecnologias ligadas a transmissão de dados. Vamos ver hoje um assunto que é um tanto controverso, pois todo mundo já deve ter errado em algum momento da sua carreia, e a frustração é eminente quando se nota que aquela pontinha não ficou no seu devido local.
 

O assunto hoje é a posição correta do Cabo RJ45 no seu respectivo grampo. Mas antes de começar vamos ao primeiro ponto a se debater.
 






É ClipRJ45 ou GrampoRJ45?

Pois bem, no popular o ato de elaboração de um cabo de rede é chamado de “crimpar”, palavra que vem do Inglês “crimp” que em nosso idioma significa frisar, pregar e cravar, portanto como o ambos os nomes dados a peça tem a mesma descriminação funcional, pode se concluir que tanto ClipRJ45 ou GrampoRJ45 estão corretas.
 

Mas e quanto a ordem padrão do caboRj45?


Muitos em nossa área afirmam que não é necessário haver um padrão na hora de se “crimpar” um cabo de rede, contanto que se repita a mesma sequencia que foi elaborada na outra extremidade o cabo funcionara perfeitamente. Na pratica esta afirmação não está absolutamente correta pois se for produzido um cabo de maneira aleatória mas que em seus grampos a sequencia seja a mesma realmente ele fracionara. 
 

DominioTXT - Padrão RJ45
Porem, conforme estudos comprovaram a padronização foi elaborada com o intuito de evitar ruídos que ocasionavam perda de desempenho nas transmissões de dados e voz. A explicação para esta perda de desempenho se da ao fato de que determinados fios devem ficar mais afastados dos outros dentro do GrampoRJ45. Um exemplo deste caso são cabos que por estarem fora das normas acabam perdendo sua capacidade de transmitir dados em distancias muito menores a cem(100) metros, sendo a máxima especificada para este tipo de cabo. 
 

Hoje na área da Tecnologia da Informação trabalhamos com duas especificações consideradas pela comunidade como padrão que é a T-568A e T568B sendo a primeira a mais utilizada nos tempos atuais. A T-568A é mais utilizada por se tratar de um padrão que foi definido no inicio da implementação deste tipo de cabo, e que portanto esta presente na maioria dos ambientes de rede que foram desenvolvidos antes da normalização. 

Com a normalização já em vigor, o padrão que vinha sendo usado pelos usuários permaneceu valido por muitos anos até que em meados de 2001 a Associação das Indústrias de Telecomunicações (TIA) publicou o padrão EIA/TIA-568-B que seria a forma correta a partir desta data a ser utilizada no cabeamento de qualquer ambiente de rede, sendo empresarial ou domestico, o que acabo tornando o T-568A um padrão desatualizado e obsoleto.
 

No entanto não esta errado utilizar o padrão A ou B pois ambos possuem um desempenho muito semelhante, sendo apenas  necessário especificar qual norma esta em vigor no ambiente de rede local de forma a evitar conflitos quando se fizer necessário reparar um GrampoRJ45.


A todos o meu singelo agradecimento.

Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.



Fonte: Telecommunications Industry Association (TIA) by Wikipedia

Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica